terça-feira, 29 de junho de 2010

Respiração pulmonar

Os animais que respiram em ambiente terrestre possuem uma grandevantagem sobre aqueles que vivem em ambiente aquático, pois a quantidade deoxigênio é maior no ar do que na água.

Entretanto, eles enfrentam um grande problema: a perda de água pelo corpo.Para prevenir a evaporação indevida, as superfícies respiratórias (como porexemplo o pulmão) localizam-se normalmente em cavidades especiais.Os pulmões são constituídos por sacos muito numerosos e pequenos chamadosalvéolos, que são formados por células sempre úmidas e revestidas por vasossangüíneos nos quais irão ocorrer as trocas gasosas.

Sistema Respiratório

Todos os seres vivos precisam de energia.

Um dos principais objetivos da alimentação é obter matéria-prima ? os nutrientes- para a produção de energia.

Os nutrientes participam de reações químicas com o oxigênio (oxidação) para que a energia seja liberada. Esse processo é chamado respiração aeróbica.

Normalmente o composto oxidado é a glicose e o agente oxidante é o oxigênio.

O resultado desse processo é a formação de energia na forma de ATP (trifosfato de adenosina), gás carbônico e água.

C6h62O6 + 6O2 6 CO2 + 6H2O + 36 ATP

Respiração

Mecanismo que compreendem a entrada e a saída de gases no organismo, envolvendo as trocas gasosas que ocorrem entre o sangue e o meio extracorpóreo. O processo que envolve essas trocas chama-se Difusão.

A passagens dos gases ocorre passivamente através de uma membrana semipermeável de um meio onde a concentração é maior para outro onde a concentração é menor.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo









História da Copa do Mundo
História das Copas do Mundo de Futebol, grandes decisões, histórico, Copa da Alemanha 2006, títulos e conquistas das seleção brasileira, curiosidades, Taça Jules Rimet, seleções campeãs, FIFA

Seleção do Uruguai: campeã da primeira Copa do Mundo em 1930

De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.

A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).

A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a partici

pação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.

Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã

(Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.

O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa

disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de fute

bol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.

Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.

Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.

Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.

Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.

Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento.

Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.

Curiosidades sobre a História da Copa do Mundo de Futebol

- O recorde de gols em Copas é do francês Fontaine com 13 gols;

- O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;

- O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;

- A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada;

- A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta;

- As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coréia do Sul (2002) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções. A Copa do Mundo da Alemanha 2006 teve o mesmo número de seleções participantes.

Os campeões de todos os tempos

Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil ( 1962) / Inglaterra ( 1966) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália(2006).

Escalação da Selação Brasileira



Julio Cesar - Internazionale
Doni - Roma

Gomes-Tottenham
Maicon - Internazionale
Daniel Alves - Barcelona
Lúcio - Internazionale
Juan - Roma
Thiago Silva - Milan
Luisão - Benfica
Michel Bastos - Lyon
Gilberto - Cruzeiro
Gilberto Silva - Panathinaikos
Felipe Melo - Juventus
Josué - Wolfsburg
Kleberson - Flamengo
Ramires- Benfica
Julio Baptista - Roma
Elano - Galatasaray
Kaká - Real Madrid
Robinho - Santos
Nilmar - Villareal
Luís Fabiano - Sevilla
Grafite-Wolfsburg


Grupos


Grupo A
África do Sul -Eliminada
México-Eliminado nas oitavas de final
Uruguai -Eliminada semi final
França-Eliminada

Grupo B
Argentina-Eliminada quartas de final 4 a 0 toma troxa
Nigéria -Eliminada
Coreia do Sul-Eliminado nas oitavas de final
Grécia-Eliminada

Grupo C
Inglaterra -Eliminado nas oitavas de final
Argélia-Eliminada
Eslovênia-Eliminada
Estados Unidos-Eliminado nas oitavas de final

Grupo D
Alemanha-Eliminada semi final
Austrália-Eliminada
Sérvia-Eliminada
Gana-Eliminada quartas de final

Grupo E
Holanda -Vice Campeã
Dinamarca-Eliminada
Japão -Eliminada
Camarões-Eliminada

Grupo F
Itália -Eliminada
Paraguai -quartas de final
Nova Zelândia-Eliminada
Eslováquia-Eliminado nas oitavas de final

Grupo G
Brasil -Eliminada quartas de final que pena
Coreia do Norte-Eliminada
Costa do Marfim-Eliminada
Portugal-Eliminada oitavas de final

Grupo H
Espanha-Campeã
Suíça-Eliminada
Honduras-Eliminada
Chile-Eliminado nas oitavas de final

terça-feira, 8 de junho de 2010

O Sangue e o Sistema Circulatório



Introdução

As células de todos os seres vivos necessitam de alimento e também de oxigênio. No caso do ser humano, seu corpo apresenta órgãos especiais que possuem a função de digerir os alimentos a fim de absorverem o oxigênio do ar (digestão e respiração), contudo, é necessário que esse alimento seja levado para todas as células. Para isso, existe o sistema circulatório, que leva o alimento e o oxigênio para todas as partes do corpo.

Conhecedo o sistema circulatório

O sangue é vital para a vida das células, pois, além levar alimento e oxigênio para elas, ele também retira delas as sobras das substâncias que já não lhe são úteis. Seu percurso por todo o corpo ocorre através das veias e artérias, que se subdividem até formar vasos extremamente finos, atingindo, desta forma, todas as células.

O papel do sangue é extremamente importante, pois ele retira os nutrientes dos órgãos de digestão e o oxigênio do pulmão para levar estas substâncias para as células, para tanto, ele é impulsionado pelo coração e, assim, faz seu percurso pelas artérias (veias que saem do coração), em sua forma boa e limpa.

Durante sua trajetória pelo corpo, o sangue é filtrado pelos rins, deixando neste órgão muitos dos detritos das células. Ao regressar, ele carrega gás carbônico que absorveu das células, uma vez que, em seu lugar, deixou o oxigênio.

Após este processo, o sangue retorna ao coração, através das veias, que o transportam em sua forma ruim e sem oxigênio. Para melhorar a qualidade sanguínea, o coração envia o sangue aos pulmões, para que, desta forma, o gás carbônico seja trocado pelo oxigênio, e, em seguida, o impulsiona de volta ao corpo.

Componentes

O sistema composto pelas artérias e veias que levam o sangue aos pulmões e em seguida ao coração, é chamado de pequena circulação. Já no caso do sangue que parte do coração pelas artérias, seguindo em direção ao resto do corpo e retornando pelas veias, recebe o nome de grande circulação.

As hemácias (glóbulos vermelhos, eritrócitos) são as células mais numerosas do sangue circulante. Possuem a forma de um disco com o centro achatado, e são altamente especializadas para o transporte de oxigênio e CO2. As hemácias contém em seu interior uma proteína chamada hemoglobina, que é responsável por absorver o oxigênio do ar respirado e transportá-lo aos tecidos. Quando se liga ao oxigênio, a hemoglobina recebe o nome de oxi-hemoglobina, e adquire a coloração vermelha viva que é característica do sangue arterial. A hemoglobina também leva de volta aos pulmões, onde será eliminado, o CO2 (sangue venoso). As hemácias maduras não contém núcleo, e têm uma vida útil de aproximadamente 90 a 120 dias. As células mais velhas perdem a elasticidade de suas membranas, e acabam sendo fagocitadas e destruídas no interior do baço. A diminuição anormal do número de hemácias ou de seu conteúdo de hemoglobina recebe o nome de anemia, e pode ter diversas causas e tratamentos diferentes.



Fonte: www.suapesquisa.com/ecologiasaude/circulatorio