terça-feira, 27 de julho de 2010

Família real no Brasil




No dia 22 de janeiro de 1808, chegava a Salvador a família real portuguesa, em fuga das tropas do exército francês, comandadas por Napoleão Bonaparte, que expandia seu domínio sobre a Península Ibérica. Politicamente, o evento significava a transferência do governo de Portugal e de suas colônias para o território brasileiro.
O Estado português estava, então, sob a regência do príncipe dom João de Bragança, uma vez que a rainha Maria 1ª., sua mãe, encontrava-se afastada do trono desde 1792, devido a problemas de saúde mental.
O papel do príncipe regente - que seria coroado rei de Portugal, dom João 6º, em 1816 - foi fundamental para a transformação da vida no Brasil da época, a partir do momento em que ocorreu o desembarque na Bahia.
Foram apenas 34 dias em Salvador. O breve tempo, porém, não impediu dom João de tomar decisões fundamentais para destravar a economia brasileira e promover o crescimento da cidade que, até 1763, foi a primeira capital do Brasil.
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Abertura dos portosMenos de uma semana após chegar à Bahia, o príncipe regente provocou uma verdadeira revolução na economia brasileira, ao decretar a abertura dos portos do país às nações amigas de Portugal. Era o fim do monopólio comercial português com o Brasil.
A medida permitiu que navios mercantes estrangeiros atracassem livremente nos portos brasileiros. O país passou a se beneficiar do comércio direto com a Inglaterra. Terminava o Pacto Colonial que, entre outras imposições, obrigava que todos os produtos das colônias passassem, primeiro, pelas alfândegas de Portugal. A decisão tem caráter histórico também por ser a primeira Carta Régia promulgada em território brasileiro, a 28 de janeiro de 1808.
Medicina e indústriaEm Salvador, o príncipe regente também fundou a Escola de Cirurgia da Bahia, embrião para a criação da primeira faculdade de medicina do Brasil. Erguida ao lado do Colégio dos Jesuítas (atual Catedral Basílica de Salvador), no Terreiro de Jesus, a Escola de Cirurgia - mais tarde Faculdade de Medicina - funcionou por mais um século no mesmo local, até ser incorporada pela UFBa (Universidade Federal da Bahia). Dois séculos depois, a obra deixada por dom João não perdeu o seu charme - suas salas centenárias abrigam grande parte do acervo da história da medicina do Brasil.
Antes de seguir para o Rio de Janeiro - o que aconteceu no dia 24 de fevereiro de 1808 -, dom João ainda autorizou a criação de indústrias de vidro, pólvora, tabaco e colheita de algodão. Naquele começo de século 19, o setor industrial brasileiro não passava de uma miragem por três motivos básicos: a mentalidade escravocrata dos "empresários", a falta de capital para investimento na expansão dos negócios e a concorrência inglesa.
Dom João tomaria outras decisões muito importantes para o desenvolvimento do Brasil ao chegar ao Rio de Janeiro, para onde transferiu a sede do governo português. Na verdade, a presença da corte portuguesa no país acelerou o processo que resultou em nossa Independência, proclamada pelo herdeiro de dom João, dom Pedro. Isso, porém, já é o começo de uma outra história.
* Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/dom_joao_no_brasil.jhtm

Copa do Mundo Brasil 2014

ESTRUTRA PODE SER IGUAL A DA EUROCOPA 2004 -Comentários Portugal deu um exemplo, na Eurocopa 2004, de como um País comuma população de 10 milhões de habitantes, e pequeno território, emcomparação ao Brasil, pode se organizar. A Sociedade Euro 2004 S.A. foi responsável por 54,8% do capital.A FPF (Confederação como a CBF) ficou com 40,2%. O Governo por-tuguês com 5%. A construção de cinco novos estádios custaram R$ 2,3 bilhões, custoque se dividiu entre a Sociedade Euro 2004 (12%), Clubes (47%), Go-verno português (4%) e Prefeituras Municipais das Cidades sedes.....(37%). Para os acessos aos estádios foram investidos R$ 275 milhões pelo Estado. Onibus e metrô levaram os torcedores para todos os estádios. A segurança mereceu um invstimento de R$ 43 milhões pelo Governo,que adquiriu 400 viaturas e outras ferramentas. Foi implementado um sitema de venda de ingressos para os jogos viaINTERNET, com identificação do comprador e limitada a 4 bilhetes porpessoa/jogo. Foi arrecadado só em patrocínios com Empresas portuguesas,R$ 26,2milhões. A Federação da Europa, UEFA, arrecadou com a Euro 2004.... 589 mi-lhões de Euros ( 136% a mais que o torneio anterior em 2000 ).INVESTIMENTOS EM ESTÁDIOS (valores em milhões de Euros) :Eurocopa 2004 - Portugal = 620,4 -Dinheiro privado : 278,4 (44,8) -Governo : 105 (17%) -Prefeituras : 236 (38,2%) -Estádios : 10 -Lugares : 377.427 Uma constatação : A economia portuguesa é 4 vezes MENOR que a brasileira.
_____________________________________A Copa de 2014 vai exigir que se faça um projeto completo, com a participação de todos, evitandoações isoladas. O Brasil deverá usar 12 cidades sedes, o mesmo número da Alemanha na Copa 2006. Metade das sedes terá estádios novos,cons-truídos especialmente para o evento. Antes que surja o debate sobre a utlização de dinheiro público no futebol, o Presidente da CBF Ricardo Teixeira, garante que o Go-verno e os Municípios não terão participação alguma nso estádios.Conseguir Empresas interessadas não será complicado. Uma competição desse porte já é suficiente para atrair dinheiro privado. Ricardo Teixeira garante que não vai utilizar dinheiro público nos estádios. " - Se em 2008 a Copa for confirmada no Brasil, o torcedor terá seis anos para pagar um ingresso. Mas você vai me dizer: " Peraí, presidente, mas você não sabe nem em qual cidade será o jogo". Não tem problema. Você vende o direito de ter o ingresso, inde-pendentemente da cidade ". Mesmo com mais de dez anos pela frente, a Copa do Mundo 2014 já é assunto em reuniões da Embratur, órgão do Governo brasi -leiro responsável pelo turismo, com o Ministério do Esporte e a Secretaria de Comunicação. A competição está praticamente assegurada no País, mas a estratégia oficial é trabalhar por etapas para garantir que a inteção, anunciada pela FIFA no mês passado (fevereiro 2004) em congresso da Conmebol, seja confirmada em 2008, ano da escolha ofi-cial. " O plano de marketing do Brasil para a Copa deve ser de aposta na indústria de entretenimento, reforçando a imagem de fute -bol, carnaval e praia ".