terça-feira, 8 de junho de 2010

O Sangue e o Sistema Circulatório



Introdução

As células de todos os seres vivos necessitam de alimento e também de oxigênio. No caso do ser humano, seu corpo apresenta órgãos especiais que possuem a função de digerir os alimentos a fim de absorverem o oxigênio do ar (digestão e respiração), contudo, é necessário que esse alimento seja levado para todas as células. Para isso, existe o sistema circulatório, que leva o alimento e o oxigênio para todas as partes do corpo.

Conhecedo o sistema circulatório

O sangue é vital para a vida das células, pois, além levar alimento e oxigênio para elas, ele também retira delas as sobras das substâncias que já não lhe são úteis. Seu percurso por todo o corpo ocorre através das veias e artérias, que se subdividem até formar vasos extremamente finos, atingindo, desta forma, todas as células.

O papel do sangue é extremamente importante, pois ele retira os nutrientes dos órgãos de digestão e o oxigênio do pulmão para levar estas substâncias para as células, para tanto, ele é impulsionado pelo coração e, assim, faz seu percurso pelas artérias (veias que saem do coração), em sua forma boa e limpa.

Durante sua trajetória pelo corpo, o sangue é filtrado pelos rins, deixando neste órgão muitos dos detritos das células. Ao regressar, ele carrega gás carbônico que absorveu das células, uma vez que, em seu lugar, deixou o oxigênio.

Após este processo, o sangue retorna ao coração, através das veias, que o transportam em sua forma ruim e sem oxigênio. Para melhorar a qualidade sanguínea, o coração envia o sangue aos pulmões, para que, desta forma, o gás carbônico seja trocado pelo oxigênio, e, em seguida, o impulsiona de volta ao corpo.

Componentes

O sistema composto pelas artérias e veias que levam o sangue aos pulmões e em seguida ao coração, é chamado de pequena circulação. Já no caso do sangue que parte do coração pelas artérias, seguindo em direção ao resto do corpo e retornando pelas veias, recebe o nome de grande circulação.

As hemácias (glóbulos vermelhos, eritrócitos) são as células mais numerosas do sangue circulante. Possuem a forma de um disco com o centro achatado, e são altamente especializadas para o transporte de oxigênio e CO2. As hemácias contém em seu interior uma proteína chamada hemoglobina, que é responsável por absorver o oxigênio do ar respirado e transportá-lo aos tecidos. Quando se liga ao oxigênio, a hemoglobina recebe o nome de oxi-hemoglobina, e adquire a coloração vermelha viva que é característica do sangue arterial. A hemoglobina também leva de volta aos pulmões, onde será eliminado, o CO2 (sangue venoso). As hemácias maduras não contém núcleo, e têm uma vida útil de aproximadamente 90 a 120 dias. As células mais velhas perdem a elasticidade de suas membranas, e acabam sendo fagocitadas e destruídas no interior do baço. A diminuição anormal do número de hemácias ou de seu conteúdo de hemoglobina recebe o nome de anemia, e pode ter diversas causas e tratamentos diferentes.



Fonte: www.suapesquisa.com/ecologiasaude/circulatorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário