terça-feira, 3 de agosto de 2010

Rins e Equílibrio Químico do Corpo




A água é o maior componente de nosso sangue. Cerca de 70% de nosso peso total é água. O corpo utiliza a água para limpar-se e para resfriar-se e para manter um equilíbrio químico apropriado. Você perde água quando perspira (suor), quando respira e através da urina e fezes. Uma perda de 20% da água de seu corpo poderia ser fatal.




Pesquisadores descobriram que os atletas que bebem água somente para saciar a sede não têm a resistência daqueles que bebem o tanto que perderam. Os atletas que bebem mais água não se tornam tão fatigados e sua temperatura corporal permanece perto do normal.




Forçar nosso corpo a trabalhar com limitadas quantidades de fluídos é como tentar lavar as louças do almoço usando só um copo de água.




Deveríamos beber bastante água o suficiente para manter a urina clara. Isto significa cerca de oito copos de água por dia e a sede não é um instrumento de avaliação seguro para nossa necessidade de água.Água pura é o melhor líquido para nosso corpo. A maioria das bebidas contém açúcar, o qual pode retardar a digestão, contribuir para o ganho de peso, provocar uma oscilação nos níveis de açúcar e requerer mais água para o metabolismo. Já as bebidas tipo “cola” contêm substâncias que podem prejudicar o cálcio do corpo enfraquecendo os ossos. Praticamente todos os refrigerantes contêm aditivos artificiais que podem irritar o estômago ou sobrecarregar os rins e o fígado.




Se não tomarmos água suficiente, os rins têm que trabalhar mais arduamente para eliminar as substâncias tóxicas e podem ser lesados. Cada célula no corpo necessita de água para funcionar bem, portanto, quantidade inadequada de água ingerida pode causar mal funcionamento e doença. Fadiga e dor de cabeça são resultados comuns do ingerir pouca água. A água é de vital importância para uma boa saúde e vitalidade.


Rins


Função
A função dos rins é filtrar o sangue, removendo os resíduos nitrogenados produzidos pelas células, sais e outras substâncias em excesso. Além dessa função excretora, os rins também são responsáveis pela osmorregulação em nosso organismo. Controlando a eliminação de água e sais da urina, esses órgãos mantêm a tonicidade do sangue adequada às necessidades de nossas células.


Funcionamento
O sangue chega ao rim através da artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de arteríolas aferentes, onde cada uma ramifica-se no interior da cápsula de Bowman do néfrom, formando um enovelado de capilares denominado glomérulo de Malpighi.
Os capilares do glomérulo deixam extravasar diversas substâncias presentes no sangue (água, uréia, glicose, aminoácidos, sais e diversas moléculas de tamanho pequeno), através de suas finas paredes. Essas substâncias extravasadas passam entre as células da parede da cápsula de Bowman e atingem o túbulo contorcido proximal, onde constituem o filtrado glomerular (urina inicial). O filtrado glomerular é semelhente, em composição química, ao plasma sanguíneo, com a diferença de que não possui proteínas, incapazes de atravessar os capilares glomerulares.

Um comentário:

  1. NOSSO FIGADO É REALMENTE IMPORTANTE,IMAGINE TRAZER ISSO PRO ESPIRITUAL;;;LER A PALAVRA(BIBLIA) COMO AGUA VIVA FILTRA NOSSA VIDA DE MUITOS PERIGOS DESTA VIDA...... PENSE NISSO.......

    ResponderExcluir