O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.
Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.
Anatomia humana estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano. A fisiologia é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas do corpo humano.
Muitos cientistas buscam a partir da descoberta do código do DNA a construção em laboratório de corpos em laboratório. É o que chamam de corpo biocibernético e de ciborgue, tais como corpo protético, corpo pós-orgânico, pós-biológico ou pós-humano.
No âmbito anatômico e científico, o corpo é substância física ou estrutura de cada homem ou animal. Para a Biologia é um organismo vivo, composto de pequenas unidades denominadas células e para a Química, é uma porção de matéria. Para a Astronomia, qualquer objeto natural perceptível no céu: as estrelas são corpos celestes e para os esotéricos,o número 4 é aquele que molda as imagens do corpo[carece de fontes?].
Reducionistas pensam que o corpo humano é uma máquina biológica complexa, cujo funcionamento e constituição é quase inteiramente idêntico ao funcionamento e constituição dos corpos de outras espécies de animais, particularmente aquelas que estão evolucionariamente mais próximas do HO nosso corpo é formado por células (unidade estrutural e funcional dos seres vivos, com exceção dos vírus).Os níveis de organização abaixo do organismo (explicando de uma forma mais fácil de se entender, é a parte de dentro do organismo) são:sistemas (respiratório, digestório), órgãos (pulmão, estômago), tecidos (cobrem os órgãos), células (o tecido é formado por células que desempenham funções semelhantes), organelas, moléculas e átomos.Obs.: As bactérias são unicelulares, então não possuem tecidos já que estes são formados por mais de uma célula; não possuem também órgãos e nem sistemas.Os níveis de organização a cima dos organismos são: população, comunidade, ecossistema e biosfera.Um conjunto de populações forma uma comunidade; as comunidades formam um ecossistema; ecossistemas formam a biosfera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário